segunda-feira, 23 de abril de 2007

João Tordo

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975.
Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e em Nova Iorque.
Trabalha como jornalista, tradutor e guionista.
Colaborou em diversos jornais e revistas.
Foi vencedor do prémio Jovens Criadores em 2001.
Em 2004 publicou o seu primeiro romance, O Livro dos Homens Sem Luz, já publicado no Brasil.
Seguiu-se Hotel Memória que começa assim:


«Quando a conheci já ela trabalhava para um morto. Soube-o mais tarde, mas só passados três anos fui capaz de descobrir as linhas invisíveis com que tudo se encontrava ligado. Foram três anos, mas poderiam ter sido trinta, ou quarenta, ou cinquenta, de tal maneira a minha vida deixou de ser verdadeira; e, por isso, o que vou contar é, de certa maneira, uma história apócrifa e corroída pelo tempo, que começa como tantas outras histórias começam. Eu ainda era ingénuo, e vivia em Nova Iorque, e apaixonei-me demasiado depressa por Kim, uma estudante sentada numa carruagem do metropolitano em direcção à universidade. Poucos meses depois de a ter conhecido, fui o culpado do horrível acidente que a vitimou, e foi desse acidente que tudo o resto decorreu: o meu tempo de abandono, o hotel, o milionário russo, o homem desaparecido, a travessia do continente americano. É esta a única maneira que tenho de explicar o que aconteceu. Tudo o resto são desculpas, mentiras que servem apenas para justificar aquilo em que me tornei».

Veja AQUI a nossa leitura de Hotel Memória.

"As 3 vidas" é o seu mais recente romance.

******************

João Tordo vence Prémio Saramago!
João Tordo, editado pela Quidnovi, venceu o Prémio Literário José Saramago/Círculo de Leitores, com o maisrecdente romance "As 3 vidas", cuja acção se passa, em grande parte, numa quinta perto de Santiago do Cacém.
Os nossosparabéns ao escritor e amigo, bem como à equipa editorial, onde pontuam Maria do Rosário Pedreira e Ana Pereirinha.
Em seis edições do prémio, depois de José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe, João Tordo é o terceiroamigo d'A das Artes a sair cencedor!
Notícia do Jornal de Notícias on line:
"O escritor João Tordo venceu a sexta edição do Prémio Literário José Saramago com o romance "As Três Vidas", editado pela Quid Novi, anunciou hoje, sábado, em Penafiel, fonte da Fundação Círculo de Leitores.João Tordo nasceu em Lisboa em 1975 num ambiente artístico. É filho do cantor Fernando Tordo e de Isabel Branco, ligada ao cinema e mais tarde à moda.Formou-se em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, tendo trabalhado algum tempo como jornalista freelancer (O Independente, Sábado, Jornal de Letras, ELLE e a revista Egoísta) antes de seguir para Londres para fazer um mestrado em Jornalismo. A paragem seguinte foi Nova Iorque, para fazer o curso de escrita criativa do City College. Foi nesta época que escreveu o livro "Os Homens sem Luz" (2004) Em 2007 publicou "Hotel Memória” e em 2008 escreveu, em parceria, o guião para a longa-metragem "Amália, a Voz do Povo". Foi vencedor, em 2001, do prémio Jovens Criadores. Instituído pela Fundação Círculo de Leitores com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas - Ministério da Cultura, o galardão celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 1998 ao escritor José Saramago. Com periodicidade bienal, o prémio tem um valor pecuniário de 25 mil euros e visa "promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa, através do estímulo à criação e dedicação à escrita de jovens autores no domínio da ficção, romance ou novela em língua portuguesa, por escritores com idade até 35 anos". As edições anteriores do prémio contemplaram Paulo José Miranda (1999 - "Natureza Morta"), José Luís Peixoto (2001 - "Nenhum Olhar"), Adriana Lisboa (2003 - "Sinfonia em Branco"), Gonçalo M. Tavares (2005 - "Jerusalém") e Valter Hugo Mãe (2007 - "O remorso de Baltasar Serapião"). O prémio foi atribuído por um júri presidido por Guilhermina Gomes (em representação da Fundação Círculo de Leitores) e composto por Ana Paula Tavares, Nélida Piñon, Pilar del Rio e Vasco Graça Moura."

Sem comentários: