quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Luís Saias

Luís Saias, nascido em Lisboa em 1957, é Doutorando em Gestão, área de marketing de serviços na Universidade do Minho, Mestre em Gestão (Universidade Nova de Lisboa/Wharton, Pensilvania), Licenciado em Gestão na Universidade Católica Portuguesa.

Docente na FCEE da UCP, desde 1979, onde desempenhou funções de regente de Marketing de Serviços, Instituições e Mercados Financeiros, Marketing Estratégico e Matemática Financeira, na licenciatura em Administração e Gestão de Empresas. Colabora desde 1993 na formação pós-graduada da UCP, onde é coordenador da área de marketing do Programa Geral de Gestão e regente de Marketing no MBA em Direito e Gestão.

Para além de diversos manuais, publicou os livros “Marketing de Serviços - Qualidade e Fidelização de Clientes” (1ª edição 2006)-Universidade Católica Editora, "Instrumentos Fundamentais de Gestão Financeira", (5ª edição 2006), em co-autoria, Universidade Católica Editora, 5ª ed. ”Marketing de Turismo” ed. Privada do Fundo de Turismo

A par da actividade académica desenvolveu uma carreira executiva centrada essencialmente em instituições financeiras. Como empreendedor detém posições e exerce funções em empresas em sectores como a consultoria, formação, agricultura, construção e, promoção imobiliária e turística.

MARKETING DE SERVIÇOS
Luís Saias, Universidade Católica Portuguesa, 2007
612 páginas

Em mercados cada vez mais competitivos e globais, as empresas evoluem, reposicionam-se e, para tal, valorizam o seu activo mais importante, os clientes, procurando soluções para a sua fidelização. É sobre estes temas que o presente livro pretende dar uma ampla visão, apresentando resumidamente as principais teorias existentes. Os temas são expostos de forma acessível e prática, adequada aos quadros das empresas e do Estado, e a todos os que têm interesse pelas áreas da estratégia, da qualidade e do Marketing.

O livro estrutura-se em duas partes. Na primeira, sobre o Marketing estratégico, são abordados temas como o estudo e segmentação de mercados, posicionamento estratégico e as estratégias de diferenciação e de baixo custo. Na segunda, sobre o Marketing operacional, desenvolve-se o tema da gestão da qualidade, do Marketing de Relação e do papel da gestão de recursos humanos no Marketing de Serviços, em particular na gestão da qualidade.

Repleto de exemplos portugueses, induzirá em muitos leitores o reconhecimento de situações familiares. Os "case studies" sobre empresas portuguesas, são um auxiliar de ensino para docentes de Marketing, Estratégia ou Marketing de Serviços. Constituem também uma leitura agradável de "casos" da nossa vida económica quotidiana.

Críticas de imprensa

“O tema é cada vez mais relevante no mundo empresarial, tendo Portugal um atraso apreciável e poucas publicações de qualidade nesta matéria. Alunos, mas também quadros profissionais cuja carreira esteja a evoluir para uma maior ênfase nos serviços, terão neste livro um instrumento útil para aumentarem os seus conhecimentos e competências.”

António CarrapatosoPresidente Conselho de AdministraçãoVodafone Portugal

“Um manual introdutório ao Marketing de Serviços que se lê com facilidade e interesse e constitui um auxiliar de estudo completo e valioso, recheado de exemplos reais retirados da prática de empresas líder dos sectores das telecomunicações e da banca em Portugal.”

António Castro HenriquesMembro do Conselho de AdministraçãoMillennium bcp

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