domingo, 24 de junho de 2007

Horta da Silva

Licenciado em Geologia pela Universidade de Coimbra e pós-graduado em Engenharia Civil (Mecânica dos Solos) pelo Imperial College of Science and Technology (Universidade de Londres), Horta da Silva dedicou-se ao estudo das argilas.
Nomeado investigador, trabalhou em várias instituições, designadamente: The Macaulay Institute for Soil Research, Laboratório de Engenharia de Angola, Gabinete da Área de Sines e Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial.
Leccionou no Mestrado de Geologia Económica e Aplicada da Universidade Clássica de Lisboa e na Licenciatura de Química Industrial (Cerâmica) e Mestrado de Mecânica dos Solos da Universidade de Coimbra.
O seu currículo inclui uma vasta lista de publicações de carácter científico e tecnológico, editadas em revistas da especialidade e em actas de congressos, de conferências e de simpósios nacionais e internacionais.
Após a sua aposentação dedicou-se à literatura de ficção, procurando trazer um pouco de ciência e de engenharia para o campo das artes e das letras.

Obras literárias do Autor:

Mara Hassine ou o Silêncio de Alfredo, Minerva Coimbra

Um colar de estórias que narra a vida de Sines antes, durante e depois de construído o empreendimento industrial concebido no tempo de Marcello Caetano, na perspectiva das populações autóctones.

O Ambientalista, a Esfinge Egípcia e a Face Oculta da Verdade,
Minerva Coimbra, 2003

Um romance que trata, não só da complexidade do combate à poluição motivada por resíduos industriais tóxicos, mas também da complexidade relacional inerente à respectiva envolvente humana.

A Última Ponte,
Edição de Autor, 2006

Arnaldo (1º narrador), um investigador aposentado perdido entre os destroços de uma família desunida, refugia-se na casa dos avós para escrever as memórias.
Inês (2º narrador), neta de Arnaldo e estudante de um curso de “História da Arte”, vê-se enquadrada num projecto sobre pintura flamenga que a conduz a um estranho tríptico do séc. XVI, supostamente ligado à vida de Damião de Goês que morreu, em condições misteriosas, após ter sido condenado a prisão perpétua pela Inquisição.
As vidas de Arnaldo e de Inês, até então apartadas, juntam-se numa empolgante pesquisa na senda do painel central do tríptico, facto que os leva à Holanda, onde surgem acontecimentos inesperados que adensam o enigma da história.
Francisco, um antiquário primo de Arnaldo; Noronha, um engenheiro apaixonado pela construção de uma ponte; Helena, Margarida e Pedro, mulher e filhos de Arnaldo; Ingrid, uma holandesa de uma firma de arte, Frederich, um inspector da Interpol; Ricardo, um escultor em início de actividade e Guilherme, um professor novato, fazem parte do leque de personagens que sulcam as vidas dos narradores até qie Inês, ao desvendar a verdade, acaba por se transformar no elo da unificação familiar.

Sem comentários: